quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Troca óleo da transmissão Fusca

Para fazer a troca do óleo, o carro deve estar com o motor quente, mais precisamente a caixa de transmissão quente, assim o óleo fica menos viscoso e as partículas de sujeira que estavam decantadas ficam em suspensão no óleo.


Recomendações:
- Sempre usar luvas, óculos de proteção.
- Ao fazer serviços embaixo do carro, certifique-se de o veículo estar apoiado em cavaletes apropriados e com freio de mão puxado.
- A troca do óleo de caixa (assim como óleo do motor) deve ser feito com veículo em piso plano.
- Descarte o óleo velho em local apropriado, os postos de combustível normalmente recolhem tais resíduos. 

1- Com uma chave allen 17 ou soquete allen 17 remove-se o dreno do óleo, vai sair bastante óleo.



O mesmo localiza-se embaixo do carro.





O bujão possui uma peça imantada para aderir partículas de aço que se desprenderam das engrenagens.



Remova o bujão de abastecimento (Na foto o mesmo ja foi removido e instalado a mangueira para abastecer a caixa).





2- Deixe o óleo escoar, se possivel por algumas horas, após o óleo parar de pingar, instale novamente o bujão do dreno (Que fica embaixo da caixa).

Use um óleo SAE 90 API GL 5 (Não GL 4!!), não precisa ser essa marca.. Vão 2,5 litros na transmissão do Fusca.



3- Improvise um funil para despejar o óleo, tem que ter paciência pois o óleo é muito viscoso e demora a descer.



Quando o óleo começar a vazar pelo bujão de abastecimento, a caixa ja está completa (o nível é o própio bujão).

O óleo velho ... ecaaa...



A VW não faz recomendação quanto a troca periódica do óleo da caixa, no entanto é bom trocar uma vez na vida, pois o antigo dono pode ter usado algum óleo inadequado ou o mesmo pode ter se contaminado ao longo dos anos.

Abraço a todos...

25 comentários:

  1. Andar pelo menos 10km antes de iniciar a troca facilitando a saída do óleo velho.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o tutorial! Parabéns amigo! Sem dúvidas, você está certo! Viva Air Cooled

    ResponderExcluir
  3. Manual do fusca 79 orienta a troca a cada 30 mil kms ou uma vez ao ano.

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho un fusca 73 troquei os retentor das rodas traseia e quando fui colocar o oleo do cambio com aprocimadamente 1l e 900 ml vazou no bujao de abastecimento nao chego nem perto de 2,5 e normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teria que ter esgotado todo o óleo velho pelo bujão inferior da caixa.ai sim caberia os 2,5 litros..abraço !

      Excluir
  5. Eu tenho un fusca 73 troquei os retentor das rodas traseia e quando fui colocar o oleo do cambio com aprocimadamente 1l e 900 ml vazou no bujao de abastecimento nao chego nem perto de 2,5 e normal?

    ResponderExcluir
  6. Olá, vejo que o bujão retirado na foto é o bujão da caixa da Kombi. Pergunto a quem puder responder se existe alguma restrição pelo tamanho do íman?

    ResponderExcluir
  7. o ímã não é alto o suficiente para tocar a caixa de satélites

    ResponderExcluir
  8. Ótima dica muito bem especificado muito obrigado

    ResponderExcluir
  9. Oi boa noite me ajudem tenho um Buggy 1.600 troquei o óleo por conta botei os 3 LTS passou um pouquinho da marcação tem algum problema devo retirar o excesso ?

    ResponderExcluir
  10. Sim retira 500 ml vai estragar os retemtores

    ResponderExcluir
  11. GOSTEI DE SUA EXPLICAÇÃO, QUANTO AO ÓLEO, QUAL O.MELHOR PARA O FUSCA GL4 OU GL5.

    ResponderExcluir
  12. Isso de óleo GL 4 ou GL 5 tem muita discussão qual o melhor uns dizem que é o 4 outros o 5 agora qual melhor ??

    ResponderExcluir
  13. API GL5 Não. A Petrobrás recomenda API GL4 para transmissões carro. GL 5 e Caminhões.

    ResponderExcluir
  14. O correto é usar gl4 no cambio do fusca e derivadosisso e norma do fabricante devido o cambio ter anel sincronizado em latão ou bronze o gl4 diminuiu o desgaste dessas peças o anel sincronizado não é considerado um engrnagem

    ResponderExcluir
  15. Lembrando o gl5 não protege os anéis sincronizados como o gl4

    ResponderExcluir
  16. É só usar o óleo Lubrax Gold que ele atende as normas API GL4 E GL5, fazendo todas essas proteções aí mencionadas, tanto para anéis sincronizados quanto para engrenagens.

    ResponderExcluir
  17. O Lubrax Gold é um ótimo óleo pois ele é multi serviço, trabalha na proteção das 2 normas aprensentadas.

    ResponderExcluir
  18. Siga sempre a recomendação do fabricante pra nao cometer erros.

    ResponderExcluir
  19. Pelo manual da VW o sedan usa SAE90 API GL5.
    Desde sua fabricação.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia ,muito boa a explicação tenho um fusca 74 e vou efetuar a troca do oleo pois a minha caixa de marcha só foi completada o nível uma vez pelo mecanico já tenho o carro a 20 anos.Parabéns pela aula.

    ResponderExcluir