Os motores precisam de manutenção e cuidados, especialmente os antigos.
Os balancins são uma parte normalmente esquecida, bom vou mostrar como fazer....
Coloque jornal ou um pano pois pode pingar óleo.
Comece removendo as molas e tampas dos balancins, para tirar a mola coloque uma chave de fenda grande onde mostra a foto e force para fora ( ! CUIDADO ! ). Faça nos dois lados.
Você vai encontrar algo parecido com isso.
Remova os parafusos (13mm) indicados pelas setas, vá soltando um pouco de cada lado. Depois é só puxar. (Não misture o lado direito com o esquerdo).
Com um alicate puxe as travas indicadas nas setas verdes. Agora basta puxar as peças através do eixo e fazer a limpeza, deixe-as mergulhadas no thinner e depois remova as cracas com uma escova de aço. (Atenção: não mude a posição dos balancins, faça uma marca para retornar na posição original).
Para limpar o cabeçote, tampe os buracos indicados nas setas amarelas com rolhas (Para não contaminar o óleo do motor). Limpe tudo com muito thinner, uma escova de dentes velha
Usando uma escova de aço daquelas de montar na furadeira (Pode usar
Agradecimento especial ao meu primo Edu, que deixou as tampas brilhando! Depois de limpar os balancins e remontar vai ter um resultado mais ou menos assim:
Essa arruela preta ao lado do furo é feita de plástico, portanto cuidado para não quebrar e não a mergulhe no thinner.
Agora basta remontar tudo seguindo a ordem inversa, apertando os parafusos gradualmente.
Agora que está tudo montado é hora de regular as válvulas, mas isso é assunto pra uma próxima postagem.
Abraço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário