quarta-feira, 19 de junho de 2013

Aumentando a potencia sem abrir o motor.

Quem tem um 1300cc, gostaria de um 1500cc, que por sua vez gostaria de um 1600cc, que ja imagina virabrequins e pistões maiores para tranformar o motor em 1800, 1900... e por aí vai.

Sempre queremos mais potência, mais torque. Isso é natural, mas nem todos podemos desmontar o motor e trocar várias peças. O carro fica muito tempo parado, envolve retífica, montagens complicadas e etc.

Essa postagem se dedica a mostrar como apimentar o besouro numa técnica conhecida como Bolt-on, Ou seja modificar o motor com peças parafusadas, de fácil montagem.

matéria extraída de: www.hotvws.com

Começamos com um 1600 original, de 40Hps e torque de 67ft.Lbs


O pacote de veneno é este aqui:


Balancins de 1,4:1 da BUGPACK. Esses balancins aumentam significativamente o levante das válvulas, como um comando com lift maior, permite maior enchimento dos cilindros ( Necessita varetas e lash caps nas válvulas)
















O ajuste da folga passa a ser na ponta da vareta ao invés de na cabeça da válvula.


Instalação do acionamento para os novos carburadores.


O distribuidor foi trocado por um BOSCH com avanço centrífugo apenas.




A polia graduada permite ajustar o ponto com precisão quando se usa um distribuidor não original.


Um escapamento dimensionado também faz parte do pacote, esse 4x1 da EMPI promove melhor "respiração" ao motor, melhora a resposta de torque.




Novos carburadores da WEBER, de corpo simples vão alimentar o "novo" motor.


E quanto isso melhora? depois de ajustados os novos itens, o motor voltou para o dinamômetro, eis os resultados:

                Motor original     Motor apimentado
Potência   40,84Hp             54,71Hp   (+34%)
Torque     67,03ft.lbs          73,92ftlbs  (+10%)

6 comentários:

  1. Olá, por favor quanto custa seu kit? Grato.

    ResponderExcluir
  2. Olá
    gostaria de saber o preço somente do escapamento.
    Grato Paulo

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de saber a modificação em um 1300 de 46 HPs, quanto aumenta o consumo e o valor do kit, obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Onde comprar esse kit e qual o valor, obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Tenho um 1300 gostaria de saber como adquirir o quit quanto custa obrigado amigos muito obrigado

    ResponderExcluir