
Recomendações:
- Sempre usar luvas, óculos de proteção.
- Ao fazer serviços embaixo do carro, certifique-se de o veículo estar apoiado em cavaletes apropriados e com freio de mão puxado.
- A troca do óleo de caixa (assim como óleo do motor) deve ser feito com veículo em piso plano.
- Descarte o óleo velho em local apropriado, os postos de combustível normalmente recolhem tais resíduos.
1- Com uma chave allen 17 ou soquete allen 17 remove-se o dreno do óleo, vai sair bastante óleo.
O mesmo localiza-se embaixo do carro.

O bujão possui uma peça imantada para aderir partículas de aço que se desprenderam das engrenagens.
Remova o bujão de abastecimento (Na foto o mesmo ja foi removido e instalado a mangueira para abastecer a caixa).
2- Deixe o óleo escoar, se possivel por algumas horas, após o óleo parar de pingar, instale novamente o bujão do dreno (Que fica embaixo da caixa).
Use um óleo SAE 90 API GL 5 (Não GL 4!!), não precisa ser essa marca.. Vão 2,5 litros na transmissão do Fusca.

3- Improvise um funil para despejar o óleo, tem que ter paciência pois o óleo é muito viscoso e demora a descer.
Quando o óleo começar a vazar pelo bujão de abastecimento, a caixa ja está completa (o nível é o própio bujão).
O óleo velho ... ecaaa...
A VW não faz recomendação quanto a troca periódica do óleo da caixa, no entanto é bom trocar uma vez na vida, pois o antigo dono pode ter usado algum óleo inadequado ou o mesmo pode ter se contaminado ao longo dos anos.
Abraço a todos...
Andar pelo menos 10km antes de iniciar a troca facilitando a saída do óleo velho.
ResponderExcluirMuito bom o tutorial! Parabéns amigo! Sem dúvidas, você está certo! Viva Air Cooled
ResponderExcluirMuito bom, muito obrg. Vlw!
ResponderExcluirMuito boa dica!
ResponderExcluirManual do fusca 79 orienta a troca a cada 30 mil kms ou uma vez ao ano.
ResponderExcluirEu tenho un fusca 73 troquei os retentor das rodas traseia e quando fui colocar o oleo do cambio com aprocimadamente 1l e 900 ml vazou no bujao de abastecimento nao chego nem perto de 2,5 e normal?
ResponderExcluirTeria que ter esgotado todo o óleo velho pelo bujão inferior da caixa.ai sim caberia os 2,5 litros..abraço !
ExcluirEu tenho un fusca 73 troquei os retentor das rodas traseia e quando fui colocar o oleo do cambio com aprocimadamente 1l e 900 ml vazou no bujao de abastecimento nao chego nem perto de 2,5 e normal?
ResponderExcluirvlws
ResponderExcluirOlá, vejo que o bujão retirado na foto é o bujão da caixa da Kombi. Pergunto a quem puder responder se existe alguma restrição pelo tamanho do íman?
ResponderExcluiro ímã não é alto o suficiente para tocar a caixa de satélites
ResponderExcluirÓtima dica muito bem especificado muito obrigado
ResponderExcluirOi boa noite me ajudem tenho um Buggy 1.600 troquei o óleo por conta botei os 3 LTS passou um pouquinho da marcação tem algum problema devo retirar o excesso ?
ResponderExcluirSim retira 500 ml vai estragar os retemtores
ResponderExcluirGOSTEI DE SUA EXPLICAÇÃO, QUANTO AO ÓLEO, QUAL O.MELHOR PARA O FUSCA GL4 OU GL5.
ResponderExcluirGL5.
ExcluirIsso de óleo GL 4 ou GL 5 tem muita discussão qual o melhor uns dizem que é o 4 outros o 5 agora qual melhor ??
ResponderExcluirAPI GL5 Não. A Petrobrás recomenda API GL4 para transmissões carro. GL 5 e Caminhões.
ResponderExcluirO correto é usar gl4 no cambio do fusca e derivadosisso e norma do fabricante devido o cambio ter anel sincronizado em latão ou bronze o gl4 diminuiu o desgaste dessas peças o anel sincronizado não é considerado um engrnagem
ResponderExcluirLembrando o gl5 não protege os anéis sincronizados como o gl4
ResponderExcluirÉ só usar o óleo Lubrax Gold que ele atende as normas API GL4 E GL5, fazendo todas essas proteções aí mencionadas, tanto para anéis sincronizados quanto para engrenagens.
ResponderExcluirO Lubrax Gold é um ótimo óleo pois ele é multi serviço, trabalha na proteção das 2 normas aprensentadas.
ResponderExcluirSiga sempre a recomendação do fabricante pra nao cometer erros.
ResponderExcluirPelo manual da VW o sedan usa SAE90 API GL5.
ResponderExcluirDesde sua fabricação.
Bom dia ,muito boa a explicação tenho um fusca 74 e vou efetuar a troca do oleo pois a minha caixa de marcha só foi completada o nível uma vez pelo mecanico já tenho o carro a 20 anos.Parabéns pela aula.
ResponderExcluir