O pedal foi lá pro fundo e você não sabe o que fazer?
Calma, muito provavelmente foi só o cabo que arrebentou. Mas depois de ver esse tutorial, vai ser moleza você mesmo trocar.
Primeiro as ferramentas...
#1 - Macaco.
#2 - Cavaletes de segurança.
#3 - Pano (s).
#4 - Graxa.
#5 - Óculos de segurança (quando estiver embaixo do carro pode cair óleo, ou terra no seu olho!).
#6 - Extensão para soquete (5").
#7 - Soquete 17mm.
#8 - Soquete 19mm.
#9 - Alicate de pressão.
#10 - "T" para soquete.
Você precisará também:
- Cado da embreagem R$ 5,00
- Flexível da embreagem R$ 16,00 (Opcional)
Primeiro comece soltando a pedaleira, que é fixada ao túnel por dois parafusos 17mm.
Solte o cabo do acelerador, Remova a pedaleira inteira. Tente gira-lá no sentido anti-horário enquanto puxa, para liberar o gancho que fica dentro do túnel.
Suspenda o carro, coloque-o sobre o cavalete e tire a roda fora com a chave 19mm. (Apenas a esquerda, do lado do motorista).
O cabo velho fica solto, basta soltar a borboleta de regulagem e puxar o cabo para fora.
Dica 1: Use o pano para limpar a graxa do cabo e não fazer muita sujeira.
Dica 2: Se o cabo não tiver arrebentado, deve-se retirar pelo pedal.
O cabo novo.
Não sei se essa marca é boa ou ruim, ja ouvi falar mas nunca testei.
Coloque o novo cabo, começando pelo túnel, unte o cabo com bastante graxa antes de passar no túnel. (O tubo desenhado em verde mostra mais ou menos onde está o conduíte do cabo).
Aproveite para trocar o flexível também.
Embaixo do carro, localize o flexível antigo...
O túnel desenhado em verde, representa o conduíte do cabo, onde deve ser encaixado o novo flexível.
Remova o flexível velho, poderá ver o cabo da embreagem que você empurrou a partir dos pedais.
Com a pedaleira em mãos, localize o gancho que prende o cabo. Note que fiz 2 pequenos furos no mesmo (Não existem originalmente). Essa minha invenção garante que o cabo não vai escapar quando você montar a pedaleira no túnel.
Na foto abaixo você pode ver, como eu uso um pequeno fio para manter o cabo no lugar. Agora encaixe a pedaleira e aperte os 2 parafusos de 17mm.
Pode deixar o pedal da embreagem para baixo, encostado no assoalho.
Agora instale o novo flexível, monte o guarda-pó (Borracha) na ponta, e coloque a borboleta de ajuste para prender o cabo.
O flexível deve ter uma pequena curvatura, como mostra a seta vermelha, aproximadamente 2cm. Para aumentar a curvatura, basta adicionar arruelas na posição mostrada pela seta amarela. (Se deixar o flexível reto, a embreagem trepita, da uns "coice" na arrancada!!)
Agora pode levantar o pedal da embreagem e dar umas 10 pisadas pro cabo assentar. Ajuste a porca borboleta até o pedal ficar com 1 a 2 cm de folga. Teste o engate das marchas, regule novamente se necessário.
Dica 1: Use a alicate de pressão para segurar o cabo, e gire a porca borboleta com os dedos.
O cabo que estava no meu era original ainda , 30 anos de serviço! Por isso sou fã desse carro.
Agora basta montar a roda, Levei aproximadamente 2h para executar o serviço.
Agora, só usufruir do seu Fusca, certamente você terá orgulho de cuidar desse carro.
Abraço a todos, Dúvidas perguntem.
Obrigado pelo Tutorial.
ResponderExcluirMuito bom cara, parabéns!!!
ResponderExcluirParabéns Pelo Tutorial, foi uma mão de Roda na troca do cabo de embreagem do meu fusca 76. Segui a orientação e deu tudo certinho. Valeu mesmo!!!
ResponderExcluirmuito bom esse seu blog obrigado pelas dicas mecânicas..
ResponderExcluirda hora veio, no lugar dos furos para prender o cabo no gancho pode usar uma braçadeira de nylon
ResponderExcluirParabéns pelo tutorial, fantástico troquei em 2 horas o cabo da embreagem e tudo certinho.
ResponderExcluirCamarada legal seu tutorial, fiz os procedimentos ele da uma trepidada, ainda não troquei o flexível, vou trocar, as marchas ficaram meio ruim de encaixar, isso tudo aconteceu depois da troca do cabo velho, e questão mesmo de regular. Seu tutorial tirou minhas dúvidas porem onde ponho a graxa? No flexível?
ResponderExcluirTroquei em exatas duas horas, o cabo da embreagem da brasilia 79, Obrigado pelas instruções.
ResponderExcluirValeu a dica estou indo agora quinta-feira trocar o cabo da Embreagem da minha Brasilia 1977 , ela esta em cachoeirinha rs - bairro Parque Brasilia !!
ResponderExcluirValeu pelo diga muito bom! O www.zenmec.com.br me deu 3 orçamentos de embreagem bacana
ResponderExcluirValeu pelo diga muito bom! O www.zenmec.com.br me deu 3 orçamentos de embreagem bacana
ResponderExcluirMuito bom, obrigado
ResponderExcluirMuito bom, obrigado
ResponderExcluirMuito boa essa ideia
ResponderExcluirÓtima a sua “aula”, amigo. Agora, acho que até eu sou capaz de trocar o cabo da embreagem do meu querido Bug. Por outro lado, acho que 30 anos é o prazo limite para is cabia, pois o meu Bug é de 1989, e é a primeira vez que ele quebra. Muito obrigado pelas dicas. Abcs.
ResponderExcluirótimas dicas de materiais elétricos zona norte sp.
ResponderExcluirTutorial excelente !!!!
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